HU completa 15 anos e comemora com missa em ação de graças
Evento ocorreu no dia 03 e contou com a participação de colaboradores, pacientes, acompanhantes e demais convidados.

HU - HU completa 15 anos e comemora com missa em ação de graças

Na manhã desta quarta-feira (03), o Hospital Universitário (HU) comemorou seus 15 anos de atividades com a realização de uma missa em ação de graças, celebrada pelo Padre Clovis Fontenela. Após a missa, o evento contou com corte de bolo, o tradicional “Parabéns”, exibição de vídeo com a história do HU e, especialmente, com a inauguração das novas instalações do Banco de Leite Humano de Jundiaí. Na plateia estavam autoridades, convidados, colaboradores, acompanhantes e pacientes do hospital.
Dentre os presentes estavam o prefeito da cidade de Jundiaí Luiz Fernando Machado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Vanessa Machado, o gestor de promoção da Saúde Tiago Texera, o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí Prof. Dr. Edmir Lourenço, o superintendente do HU Prof. Dr. Itibagi Machado, a diretora técnica do HU Profa. Dra. Célia Campanaro, os diretores da Fundação Dr. Jayme Rodrigues Prof. Dr. Ary Domingos do Amaral e Wilson Engholm, a diretora clínica do HU Profa. Dra. Ana Paula Felgueiras e a vice-diretora clínica do HU Profa. Dra. Márcia Borges Machado.
Em seu discurso, o prefeito Luiz Fernando teceu elogios à gestão do hospital. “O Hospital Universitário tem um diferencial, é um hospital que cresce, avança e se desenvolve, mas não descuida de sua parte administrativa. Isso faz toda a diferença. Quero agradecer à diretoria do HU pela forma responsável como conduz este hospital”, declarou. 
O diretor da FMJ Prof. Dr. Edmir Lourenço ressaltou a importância do apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí para os 15 anos de atividades da instituição. O convênio com o Poder Público corresponde a 89% do orçamento do hospital.  “O HU é um apêndice da Faculdade de Medicina em parceria com a Prefeitura Municipal. O esforço em investimento para seu custeio é fundamental para a assistência à saúde, principalmente materno-infantil de média e alta complexidade, para uma população de cerca de 760 mil pessoas que compreende Jundiaí e os municípios da região. O trabalho é realizado de maneira ética, segura e atuante”, diz. 
Em 15 anos de atividades, o HU realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos em seu Pronto Socorro (Infantil e Ginecologia e Obstetrícia), realizou mais de 60 mil partos, 45 mil cirurgias e 158 mil internações. Atualmente possui 123 leitos, conta com 530 colaboradores e 300 médicos.
Desde sua inauguração o HU sempre investiu em melhorias e apoiou amplamente o desenvolvimento de pesquisas. Foram realizadas reformas das Unidades de Terapia Intensiva (Pediátrica, Neonatal e Adulto), criada a brinquedoteca para os pacientes infantis, instalado Centro de Diagnóstico por Imagem, adequadas instalações da Sala de Pré-Parto, Pronto Socorro Infantil, Lactário e Recuperação Pós-Anestésica (RPA). No campo do conhecimento, duas pesquisas recentes podem ser citadas como destaque: Projeto de Pesquisa P5 (Pessário + Progesterona para Prevenção do Parto Pré-Termo) e Projeto de Pesquisa “Infecção vertical pelo vírus Zika e suas repercussões na área materno-infantil”.
Para o futuro o HU tem planos, dentre eles, conquistar o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e a Certificação de Acreditado da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
 
Banco de Leite
 
Durante os festejos de 15 anos do HU, foi descerrada placa de inauguração das novas instalações do Banco de Leite Humano, que a partir desta semana passa a funcionar na Rua Ragusa, 54, Jardim Messina. 
 

 
 

Nova pagina 1