A partir do dia 04 de setembro de 2017 estarão abertas as inscrições  para o processo seletivo do Curso livre APRIMORAMENTO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR RESPIRATÓRIA. Esta é a 4ª edição do curso que é  realizado pelo Grupo FISIOlex - Serviço de Fisioterapia e Reabilitação. O curso corresponde a uma pós-graduação, em que o aluno é contemplado com o título de Aprimoramento em Fisioterapia Hospitalar Adulto, Infantil e Neonatal.

“O curso é voltado a profissionais graduados, que necessitam desenvolver e adquirir competências nos campos da assistência, ensino e pesquisa, para atuar na área hospitalar. O programa de residência será realizado nas dependências de atuação do Serviço de Fisioterapia”, explica o Doutorando Alex Oliveira, Gestor do Serviço de Fisioterapia e Coordenador do programa de aprimoramento. Poderão inscrever-se fisioterapeutas formados e alunos do último ano da graduação em fisioterapia.

O programa é composto por 180h/aulas teóricas e 2184h/práticas nas áreas de UTI adulto, UTI pediátrica e UTI neonatal; enfermarias adulto e pediátrica, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. Também será necessária a elaboração de monografia (TCC).

O programa prevê aulas sobre fisiopatologia pulmonar e fisiologia cardíaca além dos outros sistemas, recursos terapêuticos, condutas intervencionistas, tecnologia de equipamentos fisioterapêuticos hospitalares e domiciliares, fisioterapia respiratória, monitorização do paciente, imaginologia torácica, exames complementares, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, entre outras pertinentes à especialidade.

O conteúdo programático desenvolve-se em 15 meses, sendo a carga horaria distribuída diariamente. Serão abertas 3 vagas, sendo estas distribuídas nos períodos da manhã e tarde incluindo também plantões. O curso terá início em março de 2018 e término previsto para maio de 2019.

As informações sobre a inscrição para o processo seletivo estão disponíveis no link. A seleção dos candidatos será realizada em etapas que contemplam prova teórica análise de currículo e entrevista.

Contemplados com as vagas, os candidatos  terão  bolsa de 100%, não havendo, portanto investimento/mês. A lista completa de documentos, o descritivo do programa de aprimoramento, a bibliografia para a prova teórica e os dados para inscrição podem ser obtidos no link deste SITE


O curso será desenvolvido nas dependências de atuação do Grupo Fisiolex,  sob a coordenação do Prof. Doutorando Alex Oliveira e orientação dos fisioterapeutas especialistas preceptores Ft Angélica Barboza e Ft Gabriel Salles, além dos colaboradores Ft Raíssa Guinossi, Ft Luzi Tiburcio, Ft. Renan Nalin tendo o apoio da Direção do HU da FMJ.

 
 
 

Nova pagina 1